A Fundação Casa do Paço, situada em Airão, Guimarães, inaugurou no passado dia 11 de Outubro a exposição de Pedro Couto “Retratos de Sabedoria”. A cerimónia marcou o início da Semana Aberta que assinala os 15 anos da instituição.
A exposição consistiu em 15 retratos, feitos a idosos daquela instituição, e que, segundo o fotógrafo “procuraram mostrar a energia e alegria daquelas pessoas”. Durante a sua intervenção, Pedro Couto referiu que “quando me convidaram para este trabalho não tive dúvidas em aceitar; é o meu estilo de retrato, energético, expressivo e positivo” e acrescentou que “é este tipo de retratos que faço todos os dias”. Perante a plateia, em que estavam todos os fotografados, familiares e entidades oficiais, brincou revelando que “agora já posso dizer que retrato pessoas dos 7 aos 100 anos!”. Sobre o trabalho explicou que “era fácil criar retratos dos idosos com ar carregado, até em preto e branco, com as rugas acentuadas, em vez disso, preferi expressões espontâneas e reais, como sempre faço”.
A plateia aprecia os retratos
A curiosidade era muita em relação ao resultado final das sessões de retrato. Embora cada pessoa fotografada tivesse participado na selecção, ainda não tinham visto as telas em tamanho grande. Eram muitos os sorrisos ao verem as fotografias expostas.
A directora da fundação enalteceu o trabalho do fotógrafo Pedro Couto e elogiou “a forma entusiasmada como abraçou este projecto, com o resultado que está à vista”. Ferreira Lopes, o Provedor do Idoso de Guimarães, também presente, agradeceu as “belas ‘injecções’ de vida e de auto-estima que estas sessões provocaram”.
Jornal Viver a Nossa Terra, 24 de Outubro de 2017