É mesmo no último dia do ano que escrevo isto. É altura de fazer retrospectivas e planos para o futuro. E olhando para trás posso dizer que tive um ano espectacular!
Read MoreComo é que fiz esta foto de uma máquina de embrulhar rebuçados?
Durante o dia reparei numa máquina muito antiga, já desactivada, que servia para embrulhar rebuçados. A máquina era grande, mais alta que eu. Estava pintada de verde e, abrindo-se as portas, revelava-se o interior, cuidadosamente pintado de vermelho!
Read MoreNa tentativa de remediar a situação com uma foto diferente da planeada. Postes e fios de electricidade tornavam impossível esta composição.
Falhanço no Dia Mundial da Fotografia
Planeamos a cena, preparamos o material, o percurso, os horários, a posição do sol, da lua e de tudo o que nos possamos lembrar. Por vezes não corre como gostaríamos.
Read More"Não sou nada fotogénica!"
Praticamente todos os dias ouço alguém dizer-me que não é fotogénico. A maior parte das pessoas que retrato começam por revelar que não se acham bonitas. Achamos as outras pessoas bonitas? Então porque não achamos o mesmo de nós próprios? Porque é que nos julgamos de forma tão dura?
Read MoreDurante a minha intervenção na abertura da exposição
Inauguração da Exposição “Retratos de Sabedoria”
A Fundação Casa do Paço, situada em Airão, Guimarães, inaugurou no passado dia 11 de Outubro a exposição de Pedro Couto “Retratos de Sabedoria”. A cerimónia marcou o início da Semana Aberta que assinala os 15 anos da instituição.
Exposição de "Retratos de Sabedoria"
Vai ser inaugurada, no dia 11 de Outubro, uma exposição de retratos do fotógrafo Pedro Couto intitulada “Retratos de Sabedoria”. A convite da Fundação Casa do Paço, de Airão São João (concelho de Guimarães), foram feitos retratos de 15 utentes daquela instituição, com idades entre os 71 e os 100 anos, para integrarem a exposição que dará início à semana de comemorações dos 15 anos daquele lar.
Read MoreFotografar roupa de cama ao ar livre
Fui fotografar roupa de cama em cenários de interior e ao ar livre para um cliente empresarial. Um trabalho cansativo com um resultado que me deixou muito satisfeito!
Read MoreCaminhada nos Passadiços do Paiva
O dia começou cedo para ir participar na caminhada com a equipa da Netgócio aos Passadiços do Paiva. Boa disposição desde o início e a perspectiva de muitos degraus para subir e descer. Nada a que não estivesse habituado. Optei por não levar equipamento de fotografia. Só fui com o telemóvel. O dia estava com muito sol, poucas nuvens, e íamos fazer a caminhada ao fim da manhã.
Ainda assim, aproveitei para ir fazendo algumas fotografias. Não estava muita gente a fazer o percurso, o que permitia parar um pouco, tirar uma foto, e depois dar uma corrida para apanhar os outros!
Colagem de várias fotografias tiradas na Gola do Salto para conseguir enquadrar a queda de água e a montanha à frente
A paisagem é muito variada, passando por zonas muito abertas e por outras no meio das árvores. Fiz algumas fotografias com o modo panorâmico do telemóvel para conseguir mostrar a grandiosidade de alguns locais.
Nas zonas de vegetação mais densa pude apreciar o serpentear dos passadiços. Como estava pouca gente, ouviam-se bem os pássaros e a água do rio.
Em alguns sítios a integração das estruturas com a natureza era perfeita. Parece que o percurso dos Passadiços nasceu com a serra e com o rio e esteve sempre ali!
São muitos degraus, mas fazem-se muito bem! :)
Ainda deu tempo para pensar em preto e branco.
Desta vez deixei a máquina fotográfica em casa e fiz todas as fotos com o telemóvel. Da próxima vez irei levá-la juntamente com o tripé, e num dia com tempo de descer ao rio e fazer algumas fotografias.
Recomendo a toda a gente que visite este local. É muito bonito, bem construído, bem organizado. As paisagens são deslumbrantes e o contacto com a natureza é magnífico. Seja para ir fazer exercício ou para apreciar as vistas, neste equipamento passamos um dia muito bem passado.
Parque da Devesa em preto e branco
Num dia cinzento, uma visita ao Parque da Devesa.
Botas estragadas na Ponte Luiz I
Esta fotografia tem uma história engraçada que vou partilhar convosco.
Há algumas semanas fui ao Porto com intenção de fazer esta imagem. Mas estava com pressa e não tive a atenção necessária. A fotografia ficou má.
Passado algum tempo decidi voltar ao local para repetir a foto, desta vez com mais cuidado.
Estava nas pedras secas, muito perto do rio, com o tripé montado a enquadrar a ponte como queria. É bom estar ali. É sossegado. Passou um barco ao longe e por momentos parei para apreciar aquele momento.
Voltei à fotografia. Click! Click!
Pouco tempo depois... chegaram as ondas provocadas pelo barco! Corri pelas pedras acima com o tripé e a mochila, com as botas completamente encharcadas. E a rir-me. Com os pés molhados ainda fui fazer as outras duas fotos do Porto que publiquei nos últimos dias.
No dia seguinte foi o meu aniversário. Deram-me umas botas novas :)
Workshop e exposição de fotografia "Fotos de Prestígio"
No workshop e exposição de fotografia "Fotos de Prestígio" no Prestige Bar Lounge Club, em Famalicão. Juntamente com o Tiago Azevedo e o Miguel Lomba e com a moderação do Miguel Maia, uma interessante troca de ideias e experiências. Mostramos, com diferentes fotografias, que esta arte tem muitas vertentes e que pode ser explorada por todos.
As fotografias vão continuar expostas no Prestige Bar Lounge Club. Passem por lá para ver e tomar um café. Vale a pena!
(Fotografia: João Paulo Jota P DesignFotográfico)
Workshop de fotografia no Gerês
O Gerês foi o sítio escolhido para mais um workshop individual de fotografia.
O trabalho é orientado em função do que cada aluno pretende, desde a base teórica até à componente prática. Dos princípios essenciais da fotografia até diferentes técnicas de enquadramento e composição da imagem. Se quer aprender como melhorar as suas fotografias contacte-me.
Veja aqui mais informações acerca dos workshops individuais de fotografia.
100 anos da Leica
Está a decorrer a exposição "100 Anos Leica" na Casa do Território em Famalicão, junto ao Parque da Devesa. Há muito para descobrir, desde a história da marca até aos processos de fabrico. As máquinas Leica são feitas aqui há mais de 40 anos e é também essa ligação à região que se celebra com esta mostra.
Podem ver a galeria de fotos aqui: https://goo.gl/KwDLEu
Sessão fotográfica com Inês Santos Silva
Empreendedorismo com letra grande é o que se vive todos os dias na Startup Pirates, um "programa de acelaração de uma semana que combina workshops, sessões de trabalho e sessões com mentores". Sessão fotográfica com Inês Santos Silva para a sua entrevista na Word of Women para ler em http://wordofwomen.com/ines-santos-silva/