Praticamente todos os dias ouço alguém dizer-me que não é fotogénico. A maior parte das pessoas que retrato começam por revelar que não se acham bonitas. Com humor explico que nas minhas sessões fotográficas ouço quase sempre três coisas:
Não sou nada fotogénica
Não gosto nada de tirar fotografias
Só fico bem se me apanharem de surpresa
Já ouvi isto dezenas e dezenas de vezes.
E fico triste quando vejo pessoas a pensar assim.
Tenho clientes que vêm ser retratados para o seu trabalho, para a política, para o curriculo. Tenho clientes que querem vencer o medo de tirar fotografias. Tenho clientes que não querem fazer o retrato, mas que precisam. Tive já pessoas que me confessaram ter dormido mal na noite antes da sessão. Alguns chegam aqui uma pilha de nervos.
Não estou a exagerar.
Todos nós nascemos e crescemos. Desenvolvemos a nossa personalidade. Todos nós somos donos do nosso projecto pessoal de vida. Todos nós temos um rosto, um corpo, uma figura.
Devia ser mais fácil olharmo-nos no espelho, mas por razões só nossas, não o conseguimos.
Achamos as pessoas bonitas? Então porque não achamos o mesmo de nós próprios? Porque é que nos julgamos de forma tão dura?
Devíamos mudar de mentalidade. Nem toda a gente é igual, mas toda a gente é bonita. Todos somos diferentes e não podemos achar que toda a gente é bonita, menos nós!
Aposto que está a pensar “mas eu sou mesmo feia e nada fotogénica”. E eu digo que está errada!
O meu trabalho é 90% de psicologia e apenas 10% de técnica fotográfica.
Durante as minhas sessões de retrato mostro aos clientes que realmente têm um rosto interessante. Às vezes leva um pouco de tempo, outras é relativamente rápido. Em todas só fico satisfeito quando sentir que o cliente gosta das fotografias.
E é extraordinário o que o treino de expressão e fotogenia consegue obter. As pessoas são fotogénicas, mas precisam que o fotógrafo lhes diga o que fazer! Ao pormenor!
O fotógrafo tem que saber como abordar um rosto. E depois disso tem que conseguir induzir uma expressão natural, que transmita confiança. E um sorriso genuíno, não forçado.
E algumas vezes o retorno é este:
“Obrigada. Mudaste a minha vida”
Clientes que chegam aqui auto-derrotados. Convencidos que são feios e que nunca ficarão bem numa fotografia. Pessoas que ao primeiro disparo estão prontas a ir embora, sem esperança de que a situação melhore. E à medida que os vou treinando, começam a ver fotos com expressões reais, com os “problemas” resolvidos. E que no fim da sessão estão mudados. Sabem o que fazer para ficarem bem, sempre.
Vamos mudar a nossa atitude pessoal. Vamos sentir-nos bonitos e interessantes. Venha cá para ver como é e mudar de uma vez por todas essa auto-percepção.
Comigo toda a gente é fotogénica!
Clique aqui para marcar hoje a sua sessão de retrato.
(Maquilhagem das senhoras: Marta Carvalho)