É mesmo no último dia do ano que escrevo isto. É altura de fazer retrospectivas e planos para o futuro. E olhando para trás posso dizer que tive um ano espectacular!
O texto vai ser um pouco longo, mas gostava que o lessem.
Como sabem, dedico-me a 100% à fotografia, em especial a fotografia empresarial e a retrato. Este ano tive oportunidade de fotografar pessoas interessantíssimas. Fiz várias sessões de retrato com estúdio montado nas instalações dos clientes. Uma das empresas é uma das 20 maiores de Portugal, outras são líderes nacionais nos respectivos sectores. Fiz várias dezenas de retratos profissionais assim. Sempre com treino de expressão, sempre adaptado à personalidade da pessoa que estava à minha frente.
Estúdio montado na cave de uma empresa. Fiz mais de 30 retratos aqui, em dois dias.
Perdi a conta às vezes que passamos de “não sou nada fotogénico/a” para “uau!”.
Ao meu estúdio vieram pessoas de vários pontos do país para serem retratadas por mim. A maioria encontrou-me na internet, viu o meu portefólio e quis que fosse eu a tratar da sua imagem.
Muitas empresas lançaram-me desafios complexos em fotografia de produto e processos de fabrico. Esses projectos tiveram que ser muito bem planeados para que tudo corresse bem. Até os imprevistos!
Confesso-vos que perdi algumas noites de sono
Fiz esta fotografia no intervalo de um trabalho grande na Vieira de Castro. Gostei tanto desta máquina antiga de embrulhar rebuçados que usei todos os flashes que levava comigo para a iluminar por dentro e por fora. Não estava no programa. Foi só para descontrair um pouco!
Perguntava-me se seria capaz de levar alguns dos trabalhos até ao fim mas todos correram pelo melhor! Quando queremos crescer temos que enfrentar os medos e convencer-nos de que somos capazes. E trabalhar para isso, claro. E chegar ao dia da execução e fazer tudo com prazer.
Exposição de fotografia “O Meu Porto”
No dia da inauguração da exposição de fotografia “O Meu Porto” na Casa das Artes de Famalicão.
(fotografia: Ricardo Couto)
Em Abril foi a inauguração da exposição de fotografia “O Meu Porto” na Casa das Artes de Famalicão. O Município de Famalicão convidou-me a expor naquele espaço e escolhi homenagear a cidade do Porto. A exposição esteve patente durante 4 meses e o feedback foi excelente. Muita gente a visitou e deixou comentários positivos. Era interessante ver as diferentes reacções às fotografias, com a preferência a ser variada e dispersa pelos vários estilos que ali apresentei.
No meio de todos estes trabalhos era preciso descansar também. Fiz algumas fotografias por puro prazer. Sempre gostei de fotografar paisagens. Algumas idas ao Porto e ao Gerês, as férias no Brasil, os pequenos passeios familiares, foram oportunidade de abrandar o ritmo e apreciar a natureza. Algumas vezes, em vez de usar a máquina fotográfica usava o telemóvel. O importante é a fotografia, não o equipamento, estou sempre a dizer isso nos muitos workshops individuais que dou.
Fotografia tirada com o telemóvel na margem do Rio Ave.
Depois de algumas publicações no Instagram de fotografias feitas com o telemóvel, a BQ convidou-me a ser embaixador da marca durante um ano!
Foi um ano muito preenchido e muito mais haveria para contar. Foram muitos os desafios que consegui superar. Desejo que 2019 me traga muitos mais porque estou pronto para eles!
Acompanhem o meu trabalho no Instagram @pedro.couto ou no Facebook em @pcouto.pt