Gosto muito de fazer fotografias. Entusiasmo-me com praticamente tudo o que esteja a fotografar. Há trabalhos, particularmente quando faço fotografia de produto ou fotografia industrial, que demoram muito tempo, implicam muitas fotografias, enfim, são mais exigentes mental e até fisicamente. É importante não desleixar nenhuma das imagens e colocar o mesmo empenho em todas as imagens, da primeira à última.
Vem isto a propósito de um trabalho para o qual fui contratado na Vieira de Castro. Estava previsto um dia inteiro para produzir várias dezenas de fotografias. Em todas era preciso um grande cuidado com perspectiva, iluminação, detalhes e alinhamentos de forma a que houvesse coerência entre todas.
O grau de concentração era elevado.
Durante o dia reparei numa máquina muito antiga, já desactivada, que servia para embrulhar rebuçados. A máquina era grande, mais alta que eu. Estava pintada de verde e, abrindo-se as portas, revelava-se o interior, cuidadosamente pintado de vermelho!
Espectacular!
A meio da tarde já estava bastante cansado e a precisar de um intervalo. Decidi ir fotografar a máquina dos rebuçados para descansar.
Mas não podia ser de qualquer maneira.
Primeiro testei a luz ambiente. Tirando a porta exterior, não havia luz nenhuma a interferir. Perfeito: podia criar à vontade.
Abri as portas à máquina e comecei a colocar flashes lá dentro. Queria mesmo realçar os mecanismos, as rodas dentadas, molas, correias, fios, parafusos, e toda a complicada engrenagem.
Cada flash tinha que ser posto de forma a que iluminasse um sector e mostrasse as texturas. Com papéis de protecção por causa do óleo abundante, fui colocando flashes e fui vendo o interior a revelar-se.
Para a iluminação no exterior duas caixas de luz nos lados foram suficientes para ficarmos com uma visão completa da máquina.
O resultado ficou muito interessante. Foi uma excelente forma de fazer um intervalo!
Dadas as restrições do espaço físico, foi preciso usar o computador depois para recortar a máquina do portão de garagem e criar um fundo liso.